Como conversamos em sala de aula, criei um blog par vocês organizarem a vida estudantil. É muito simples de usar, funciona como um calendário, onde em cada quadrinho você coloca as atividades que você tem em cada dia. Seguem algumas dicas para o planner dar certo.
- 1) O primeiro passo: crie o hábito de olhar o planner! Nada adianta um planner lindo se você não se acostumar a olhar o que anotou nele, né? O jeito mais fácil de criar esse hábito é determinar alguns momentos para checar as informações nele, como por exemplo, todo dia de manhã. O meu eu olho de manhã, mas fico com ele o tempo todo em cima da mesa, para o segundo item da lista…
- 2) Anote! Essa dica é importante em especial para lista de tarefas! Uma coisa que sempre acontece comigo, principalmente a noite, é lembrar de alguma coisa que tenho que fazer e não anotar na hora no planner, e aí só lembrar dela de novo uma semana depois. Eu tento minimizar isso mantendo um bloquinho de anotações no meu criado-mudo, e no dia seguinte de manhã levo o papel para o planner, que eu mantenho na mesa do home office.
- 3) Seja realista – não adianta sair anotando tudo também, e colocando mil tarefas por dia e não conseguir cumprir. Isso só vai te deixar mais desesperada(o). Pense quanto tempo mais ou menos você leva para realizar aquela tarefa e vá distribuindo ao longo dos dias, para que você realmente consiga fazer as coisas a que se propõe e também administre melhor o seu tempo.
- 4) Simplifique – essa dica é mais para facilitar a sua vida: não escreva um texto detalhado do que você tem que fazer se for uma ação simples. Eu coloco só a palavra chave, e para algumas coisas, eu nem escrevo, só coloco um ícone representado aquela ação – com um adesivo, por exemplo. Se é alguma coisa que acontece todo dia, você também não precisa anotar no planner – por exemplo, se você vai ao colégio todo dia. Nesse caso, anote o contrário – quando você não tem aula.
- 5) Post-it para compromissos voláteis: Para o planner não ficar muito rasurado e virar uma bagunça, quando eu tenho um compromisso que eu sei que tem boas chances de mudar de data (tipo aquela amiga que sempre marca alguma coisa e depois diz que não vai poder ir no dia), eu anoto em post-it e colo no dia. Se o compromisso mudar, é só mudar o post-it de lugar e voila! Planner intacto!
- 6) Abuse das cores!!! Tem quem goste de organizar os assuntos por cores também, o chamado color coding. Para isso, você define uma cor padrão para cada tema e mantém as anotações assim, por exemplo: aniversários em azul, escola em laranja, trabalho em verde, etc.
- 7) Mantenha o hábito para dar certo. No início poderá ser difícil, mas depois você verá como sua vida ficará bem mais organizada.
Bons estudos e planejamentos!
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